Tablets – dispositivos que deveriam ser o futuro e, por vários anos, seu desenvolvimento foi estacionário. Você provavelmente conhece alguém que usa esse tipo de equipamento. Ele lhe dirá que precisa. E se você perguntar o que ele está fazendo nele, ele não saberá o que dizer, porque nenhuma dessas atividades será característica ou a mais conveniente em um tablet. No entanto, o ligeiro desenvolvimento deste mercado é apenas uma desvantagem?

O quarto aniversário da apresentação da 2ª geração do Nexus 7 está se aproximando e, portanto – o momento da compra deste equipamento por mim. Quanto eu paguei? PLN 900 – que não era uma quantia pequena, mas também encontramos muitas ofertas mais caras no mercado. Por esse motivo, decidi verificar o custo atual deste tablet em um dos mais famosos portais de leilões poloneses. Você deve pagar cerca de 400-500 PLN por isso. Nesse ponto, lembrei-me dos novos dispositivos com o logotipo da Kodak que falei há algum tempo.

O custo desses tablets foi semelhante a este. No entanto, depois de olhar para as especificações, você tem uma sensação estranha – é… pior. Sim, as novas propostas orçamentárias são piores do que os quase-carro-chefes de 4 anos. Podemos começar com telas onde as Kodaks têm uma resolução menor e é bem possível que elas exibam cores mais pobres. Você também pode ficar com o processador, onde os sistemas Mediatek raramente são considerados melhores que a Qualcomm. E a bateria. No Nexus 7 encontramos um link com capacidade de 3950 mAh e no tablet Kodak de 7 polegadas quase metade do tamanho.

IMG 20170706 181144
Nexus 7 2013 (foto: Tabletowo.pl)

No exemplo do Nexus 7 de 2ª geração, é fácil me explicar que o tablet de 2013 é um aparelho equipado com tudo o que se precisa em 2017. Tela Full HD com boas cores? Leste. Desempenho suficiente para usar o hardware rapidamente? Leste. Auto-falantes estéreo? São. Grande ligação? Leste. Oficialmente, o Nexus 7 é feito com o Android 6.0 Marshmallow (já percorreu um longo caminho com o Android 4.3 Jelly Bean), mas os milagreiros do fórum XDA estão criando muitas ROMs personalizadas para ele. Um deles funciona com a minha cópia. Tudo o que você precisa fazer é instalar aplicativos como MX Player, Netflix, Google Chrome e Adobe Reader. E assim temos um ótimo dispositivo para se divertir.

Veja também:  Você abriria mão da sobreposição do sistema em troca de um suporte mais longo ao dispositivo?

Tem um tablet de quatro anos? e o que?

2013 foi abundante nos primeiros de muitos tablets interessantes, e assim – temos uma ótima seleção deles hoje. Sim hoje. Atualmente, em muitos casos, é melhor equipar-se com equipamentos de 4 anos do que uma nova proposta de orçamento. Segundo algumas pessoas, um smartphone com vários anos só será adequado para o lixo. Então, por que não é esse o caso dos tablets? Nesta fase, vale a pena considerar quais atividades são realizadas no smartphone e no tablet. Nesses dispositivos menores, podemos jogar simultaneamente, enviar arquivos e mensagens, sincronizar várias redes sociais e baixar um filme em 4K em segundo plano. E no tablet? Vá devagar, um passo de cada vez. Ou estamos navegando na web ou assistindo a um filme – e não precisamos de um monstro de desempenho para esse tipo de atividade.

Sony Xperia Z2 Tablet 09
Tablet Sony Xperia Z2 (Foto: Androidcommunity.com)

Afinal, o que você pode fazer em um tablet?

Tablets – no que diz respeito ao uso doméstico / diário – não são amplamente utilizados. É conveniente navegar em sites neles, mas é ainda melhor em um laptop ou PC. Eles são bons para jogar, mas o smartphone está sempre conosco, o que significa que podemos jogar títulos para celular a qualquer hora, em qualquer lugar. Para mim, o tablet atualmente tem dois usos – assistir filmes/séries e ler livros, e essas não são atividades para as quais eu preciso de um monstro de desempenho. Então, por que eu compraria um equipamento novo que poderia ser pior do que o antigo? Provavelmente apenas o desejo de ter um nos leva a novos equipamentos…

O artigo acima é apenas meus pensamentos sobre o problema descrito. Entendo que todos podem usar esse tipo de dispositivo de maneiras diferentes, e o tablet pode ser uma ferramenta indispensável em alguns lugares, onde o alto desempenho e softwares atualizados são importantes.